segunda-feira, 23 de junho de 2014

GERENTE DA AGÊNCIA CAIXA DE VIANÓPOLIS INFORMA QUE TRABALHADORES NÃO PRECISAM ENTRAR COM PROCESSOS NA JUSTIÇA PARA RECUPERAR POSSÍVEIS PERDAS NO FGTS...

Por Olívio Lemos

Com o objetivo de representar e defender seus filiados e os trabalhadores brasileiros, a Central dos Sindicatos Brasileiros entrou na Justiça para reivindicar a revisão dos saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que, segundo apuração das centrais sindicais, sofreu perdas de quase 90% desde 1999.
As perdas ocorreram devido à correção errada da Taxa de Referencial (TR), que é aplicada sobre os saldos depositados no Fundo.
A TR é o índice aplicável no que se refere à correção monetária dos débitos com o FGTS recolhidos pelo empregador, mas não repassados ao Fundo.
Como se sabe, no início de cada mês, as empresas depositam na Caixa o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS, uma espécie de poupança compulsória, é usado para financiar investimentos em áreas de habitação, saneamento e infraestrutura.
Em Vianópolis, assessores de um advogado de Anápolis propuseram a diversos trabalhadores entrarem com ações na justiça, para recuperar possíveis perdas do FGTS.
Muitos pagaram uma taxa de R$ 60,00 para que a ação seja ajuizada e receberam a promessa de que, dentro de um ano, receberiam as perdas do FGTS.
O gerente da agência da Caixa Econômica Federal, Carlos Pereira de Faria, após tomar conhecimento da matéria publicada pelo CV sobre trabalhadores que estão pagando um advogado para entrar com ação, buscando recuperar perdas do FGTS, procurou nossa reportagem para fazer alguns esclarecimentos.
Ele esclareceu que nenhum trabalhador precisa acionar a Justiça para recuperar possíveis perdas no FGTS.
Carlos Pereira de Faria afirmou que milhares de ações estão tramitando em tribunais de diversos Estados e que, em todas, a decisão foi contra o pedido de correção das perdas.
No entanto, o Supremo Tribunal Federal determinou que a ação seja julgada na instância maior da Justiça brasileira.
Dessa maneira, caso a decisão seja favorável à classe trabalhadora, todos que trabalharam com carteira assinada entre 1999 e 2013 receberão os valores a serem definidos pela Justiça, independentemente de entrarem ou não com ação judicial.
Ele informou também que o trabalhador pode ir à agência Caixa de Vianópolis e solicitar o extrato de seu saldo no FGTS.
Além do mais, explicou que nenhum advogado pode solicitar o extrato do FGTS de um trabalhador a não ser que tenha sua senha. 
Ele orienta os trabalhadores a não gastarem dinheiro desnecessariamente, pois caso a decisão seja favorável à classe trabalhadora, todos os que trabalharam de carteira assinada entre 1999 e 2013, serão beneficiados e terão os mesmos direitos.

Um comentário:

NELSON RORIZ disse...

Muito Bom Dia!!!

Com relação a chegada da equipe de vôlei feminina do Armindo Gomes, parabenizo as atletas pela conquista e determinação. Tenho certeza de que serão vitoriosas!!! Quanto a falta de atenção de autoridades, contarei uma pequena passagem:
Certa feita em uma comemoração do meu aniversário, eu convidei o Reitor da Universidade que me formei. Ele prontamente me disse, estarei lá sem falta!!! O que aconteceu? Ele não veio. No dia seguinte eu comentei com o meu Pai e disse, estou triste porque o Reitor não compareceu. Meu Pai sabiamente me falou, filho não fique triste, pois; a única pessoa que não poderia faltar ao seu aniversário é você, o resto são apenas convidados!!!.

Com relação ao menino que insiste em trafegar pela cidade de carro, moto sem habilitação causando transtornos; o que falta agora ele fazer??? Pilotar um trator, uma colheitadeira, um pulverizador pela cidade??? Sugestão aos responsáveis por este irresponsável, dê a ele uma bicicleta; aí todos ficarão felizes!!!

Sem mais para o momento,
saudações cordiais.

NELSON RORIZ