quinta-feira, 13 de novembro de 2014

QUEM PUBLICA OU COMPARTILHA IMAGENS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESPIDAS NAS REDES SOCIAIS PODE RESPONDER CRIMINALMENTE...



Por Olívio Lemos

Nos últimos dias, imagens e foto de duas adolescentes de Vianópolis circularam nas redes sociais. Em uma delas, uma garota de 16 anos, totalmente despida, expõe seu corpo em imagens provocantes, compartilhadas por muitas pessoas no aplicativo WhatsApp.
De acordo com informações colhidas por nossa reportagem, as imagens foram postadas pela própria adolescente. Não se sabe se ela contou com a ajuda de outra pessoa para gravar as imagens.
Também percorreu as redes sociais nos últimos dias, principalmente em Vianópolis, a foto de uma adolescente que expõe seus seios. 
Não se sabe os motivos da exposição dessas jovens nas redes sociais. O que se sabe é que a foto e as imagens divulgadas no aplicativo WhatsApp têm causado polêmica e discussão na cidade.
Um dos casos citados já está sendo investigado pelo Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Vianópolis.
É preciso que tanto as garotas que publicaram imagens e foto, assim como quem compartilhou, sejam alertados de que poderão responder criminalmente ou, no caso de menores, por ato infracional.
Pode ser punido pela lei não apenas quem faz a divulgação, mas quem compartilha, colaborando com a propagação de imagens e fotos, sejam de maiores de idade ou de crianças e adolescentes.
O artigo 240 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) dispõe que quem produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explicito ou pornográfico, envolvendo criança e adolescente, incorre em pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa.
Assim, quando receber imagens ou fotos de pessoas despidas ou algo desta natureza, procure deletá-las e evitar problemas com a Justiça.

8 comentários:

Anônimo disse...

Elas tirao e pq querem si mostrar !!!

Anônimo disse...

Mas são as proprias q tiram e publicam quem deve ser punidas são elas,talvez se tivesem ocupando seu tempo com estudo ou trabalho não fariam isso. Elas não são tão inocentes assim não,cadê os pais para aprlicarem um bom castigo nelas?

Anônimo disse...

Essas mocinhas estão precisando na verdade é de trabalho para ocuparem seu tempo...

Anônimo disse...

Isso é consequencia dos atos delas, se elas nao podem se expor, se a lei nao permite elas devem ser punidas, se algum maior se envolver é pesofilia e essa safadagem é o que? Tem que prender elas, antes que algum homem vai preso por causa delas, pouca vergonha. Pra elas nao da nada né por isso essa safadagem nunca vai ter fim.

Anônimo disse...

Acho melhor primeiro apurar os fatos. Sera que foi mesmo elas que publicaram? ou sera que elas confiaram em alguém e esse alguém publicou. Quando as fotos da Carolina foram publicadas muitos pensaram que foi intencional. Não foi, devido a repercussão do caso até uma lei foi aprovada por causa do ocorrido. Qual a diferença entre quem compartilha e quem pública? ainda bem que quem condena não deve ter compartilhado.

Pai de familia disse...

Vale lembrar que quem cometeu o crime cibernético primeiramente foram essas garotas, pois foram elas que gravaram e postaram primeiro, se elas tivesse vergonha na cara elas não fariam isso ou no minimo não teriam mostrado seus rostos nos videos. Não entendo muito mais acho que isso que elas fizeram pode ser considerado outro crime também, de atendado violento ao pudor. Não digo que quem compartilhou esses videos sejam completamente inocentes porque não são, mais não podemos ser ingênuos, se elas gravaram e mandaram para alguém é porque esta faltando vergonha na cara e certamente fizeram por livre e expontania vontade, então quem deve ser punidas primeiramente são elas!

Anônimo disse...

Nas obobrinhas postadas o que realmente falta é uma educação em seus lares. Educação, moral e civismo está além das fronteiras destas redes.
Das operações em ação, falta um lavajato para as condutas das mesmas.
Estes fatos estão na rede, o inaceitavél continua acontecendo a vista de muitos, exceto dos Pais ou do Conselho Tutelar.
Os pedofilos estão a vontade, afinal a cidade tem sido contemplada com outros absurdos.
A família dilaçerando aos poucos com um simples toque a tecla power sintonizando os canais no horario nobre.
Rola tudo, ao gosto de todos.
Esse é o Brasil de todos...
Ou de tudo é permitido.
Fazer o que, conheçer um ET?

Anônimo disse...

Acho que está faltando muita louça para lavar nesse cidade, primeiro a vida é delas, e se as mesmas estivessem ocupadas com algo não teriam feito isso e segundo, acho que alguns deveriam parar de ficar tocando nesse assunto pq já deu, então sugiro as mocinhas a irem lavar louça e as pessoas de Vianópolis tbm e pararem de ficar cuidando da vida alheia.