quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ENGENHEIRO AGRÔNOMO, ELTON CAIXETA FALA À NOSSA REPORTAGEM SOBRE A NECESSIDADE DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS FAZEREM O CADASTRO AMBIENTAL RURAL...

Por Olívio Lemos





Os produtores rurais de todo país são obrigados a enviarem dados para o Sistema do Cadastro Ambiental Rural para promover a regularização de suas propriedades.
O Cadastro Ambiental Rural é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional, feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo novo Código Florestal Brasileiro, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de combate ao desmatamento.
Nossa reportagem entrevistou o Engenheiro Agrônomo Elton Félix Caixeta, que prestou importantes informações sobre o CAR. Segundo ele, os proprietários rurais têm prazo até o dia 6 de maio do próximo ano para fazer o CAR.
E para evitar que dados incorretos sejam transmitidos, o proprietário rural deve procurar um profissional da área para fazer o Cadastro Ambiental Rural.
Elton Félix Caixeta salientou que, no próximo ano, quem não tiver feito o CAR, não poderá comercializar leite ou animais de sua propriedade. Além do mais, na hora da transferência da terra ou solicitação de empréstimos em instituições bancárias oficiais, será solicitada a apresentação do Cadastro Ambiental Rural.

3 comentários:

Anônimo disse...

O CAR CADASTRO AMBIENTAL RURAL, TODO O PRODUTOR RURAL PODE FAZER VIA INTERNET SEM ONOS ALGUM.Pelo site w ww.car.gov.br. fácil e rápido.

Paulo Júnior Santos de Oliveira disse...

Não aconselho fazer o Cadastro sem a Ajuda de um Profissional, informações mal detalhadas pode vir acarretar problemas para o proprietário rural no Futuro! A ideia do Governo Federal é Sim fazer que os próprios proprietários e posseiros rurais efetuassem o seu próprio cadastro, más, no entanto o cadastro tornou-se não tão simples de fazer. Informações que forem passadas de forma errada, pode acarretar multa e outras penalidade civis e criminal e ainda ter que fazer recuperação de áreas. Por isso é importante o acompanhamento de um Profissional!

Paulo Júnior Santos de Oliveira disse...

Outra Informação Importante, aqui em Goiás o SiCAR nacional, que é o sistema que é baixado para Protocolar as Informações das Propriedades, não está funcionando, o Sistema Teve vários problemas e vários Estados optaram por implantar o seu próprio Sistema Estadual Independente. O Estado de Goiás está Comprando seu Próprio Sistema para Continuar a Efetuar o Cadastro, o SICAR Estadual de Goiás terá inicio na data 13 de Novembro, a partir desta data Goiás começará a receber as informações das propriedades rurais.