terça-feira, 19 de agosto de 2014

VIANÓPOLIS... 66 ANOS DE UMA HISTÓRIA DE PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO...

Por Olívio Lemos


Numa luta encabeçada por João Batista Gomes, o então distrito da Estação Tavares, pertencente ao município de Bonfim, conseguiu sua emancipação no dia 19 de agosto de 1948. Por sua luta, João Batista Gomes é considerado o emancipador de Vianópolis.
Através da Lei 115, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, estava criado o município de Vianópolis. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Joaquim Gilberto.
Em uma festa realizada no dia 1º de janeiro de 1949, que contou com a participação do então governador de Goiás, Coimbra Bueno, e de outras autoridades da época, foi realizada a instalação do novo município goiano.
Dentre os diversos líderes políticos do lugar, participou ativamente da luta pela emancipação o então jovem Issy Quinan, pai do atual prefeito Issy Quinan Júnior.
E no dia 1º de janeiro de 1949, o governador Coimbra Bueno nomeou como primeiro prefeito de Vianópolis o comerciante vianopolino Elias Calixto, pai do médico Jamil Elias Dib.
Elias Calixto foi prefeito até o dia 10 de abril daquele ano, quando deu posse a João Batista Gomes, o primeiro prefeito vianopolino eleito pelo voto popular.
Hoje, ao completar 66 anos, o povo de Vianópolis lembra dos homens que lutaram por sua emancipação, buscando fazer do pequeno lugarejo, uma cidade, que hoje se destaca no cenário goiano.
Homens que jamais podem ser esquecidos por tudo que fizeram em prol da cidade que acolhe um povo trabalhador, ordeiro e hospitaleiro.
Nomes como de João Batista Gomes, Waldomiro Ribeiro de Paiva, Elias Calixto, Godofredo Batista Santos, João Meireles Sobrinho, João Abrão (Joanito), João Pacheco Monteiro, Olívio Lopes Ferreira, José Issy, Issy Quinan, João Modesto Filho(Zico), Antônio Corrêa Bittencourt, Modesto de Melo Filho (Deda), Raimundo Acreano Rodrigues de Albuquerque e outros.


=========================

NOVO RESTAURANTE EM VIANÓPOLIS...


AGORA EM VIANÓPOLIS, RESTAURANTE E LANCHONETE ALVORADA.
UM NOVO PONTO PARA VOCÊ LANCHAR OU SABOREAR UMA COMIDA CASEIRA, ALÉM DE CALDOS.

Nenhum comentário: