quarta-feira, 6 de agosto de 2014

EXCESSIVO NÚMERO DE CÃES ABANDONADOS EM VIANÓPOLIS É UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA CIDADE...

Por Olívio Lemos


FOTOS FEITAS NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, 6 DE AGOSTO
Não é preciso ficar muito tempo na rua para se deparar com os cães soltos por todos os lados em nossa cidade.
Bastar dar uma volta na Praça 19 de agosto, no Bairro Michelli ou em outro bairro, para se verificar que Vianópolis tem um número excessivo de cães soltos. Um problema de saúde pública que merece mais atenção do Poder Público e também de toda sociedade.
A probabilidade de proliferação de doenças é grande, além do risco de  acidentes de trânsito e de ataques a pessoas.
Reclamações são feitas constantemente à nossa reportagem, mas o problema continua e com um agravante: o número de cães soltos aumenta a cada dia que passa.
A responsabilidade por este grave problema de Vianópolis é tanto do Poder Público, que não tomou até o momento uma medida que venha resolver o problema, quanti das pessoas que tem cães e que, infelizmente, por falta de educação, bom senso e acima de tudo, cidadania, não os mantêm dentro de suas residências.
Na verdade, conforme disse uma moradora à nossa reportagem, os animais soltos em sua grande maioria tem donos, mas, estes, não os tratam conforme se deve.
Mesmo que o Poder Público tome medidas para resolver o problema, se não houver uma colaboração efetiva dos moradores, a tendência é que a situação se torne insustentável.
Nossa reportagem sugere que o Poder Público busque, junto ao Promotor de Justiça de Vianópolis Jean Cléber Cassiano Zamperlini, uma parceria para enfrentar a situação e encontrar uma solução o problema.
Criação de um canil municipal, controle populacional por meio de castração, multa aos donos de cães que deixam os mesmos soltos nas ruas e campanhas de esclarecimento sobre o excessivo número de cães soltos nas ruas de Vianópolis são sugestões que poderiam ser colocadas na mesa de discussão sobre o assunto.
E para finalizar, não adianta a Câmara Municipal aprovar esse ou aquele projeto, se o mesmo não for colocado em prática e medidas sérias não forem tomadas continuamente.
A solução do problema começa pelo Poder Público e deve contar com o apoio e colaboração contínua de toda a população.

12 comentários:

Anônimo disse...

A associação tem procurado apoio dos vereadores e da prefeitura mais não ta tento apoio por causa disso os animais perambulam pela ruas da nossa cidade eles gostam do centro pq se sentem amados pelos comerciantes e se sentem seguros deveriam ir pra porta da prefeitura mais lá eles sabe q não sera apoidos

Anônimo disse...

porque que a carroçinha nao passa em vianopolis

Anônimo disse...

Se passar essa tal de carroçinha leva mais animais e o que é pior, tem poderes para decidir e nada fazem. Comumente chamados de Legisladores espalhados pelos quadrantes deste imenso Brasil.
Os cães ladram e as caravanas passam.
Outubro vem ai ,mais uma vez.
Até breve...

Anônimo disse...

Por favor tirem esses cães aqui da porta de casa, eu não durmo bem à mais ou menos uns 4 meses... Eles latem a noite toda aqui na porta, moro na esquina próximo a rodoviária. Ta INSUPORTAVEL conviver com esses cães.

Anônimo disse...

Gostaria que alguém tomasse uma atitude em relação a esses cachorros URGENTE é uma bagunça aqui na rua, latem a noite toda rasgão o lixo, até carrapato já encontramos aqui e casa, uma comerciante trata deles aqui na porta ( louvável sua atitude) mas só agrava a situação. Por favor alguém faça alguma coisa. Quero ver o meu imposto aumentado valer a pena!

Anônimo disse...

Vendo alguns dos comentarios acima fico pensando quantas dessas pessoas já abandonaram um cão e um gato.Quantas dessas pessoas adquiriram um animal e pelo fato dele crescer demais, urinar, defecar, não poder ser levado para viagens ou pela ignorância e falta da "posse responsável" (evitando assim a reprodução desenfreada), os abandonaram...
Na sua maioria são pessoas ambiciosas, sem coração, desumanas...
O PODER PÚBLICO TAMBÉM É OMISSO!!!
Só. lembrando:"Caixão não tem. gavetas."
Aguardem o dia da prestação de contas com o criador...
"do que adianta ir na igreja rezar e fazer tudo errado"
Falsos moralistas!

Anônimo disse...

PRA QUEM NÃO DORME A QUATRO MESES VAI UM CONSELHO : FAÇA EXAME MÉDICO E TOME SONÍFERO OU ........

Anônimo disse...

Oi da associação : apoidos é triste hein? Se eles forem para a porta da prefeitura os mesmos tem direito, pois a calçada é pública.

Anônimo disse...

Ou Ou... A solução começa por parte da população que tem cachorro e não cuida. Um cachorro no canil custa por mês mais que a despesa com uma criança de três anos. O ideal era seguir a ideia de cidades portuguesas que sacrificam 100.000 por ano.

Anônimo disse...

Olivio - O cachorro é de rua e não fala - como descobrir quem é o dono para multá-lo? Com um questionário:
Cachorrinho, quem é seu dono?
Onde você mora?

pedro disse...

Se fossem dez mendigos deitados na porta do banco do Brasil não daria este ibope!!!Bem acho que devemos refletir sobre o valor da vida de um cachorro, de um ser humano...e por aí vai!!!

Anônimo disse...

Senhor PEDRO, entre humanos e cachorros, afirmo com toda convicção que CACHORROS valem mais que humanos desprezíveis, que tomam certas atitudes de abandonar o mesmo que não tem escolha, a própria sorte! Sem mencionar os milhares de benefícios propostos para que esses MENDIGOS assim citado por você, teriam de se sapar da situação vivida, diferentemente dos animais, que são por si só, portando quem está precisando urgentemente de reflexão é o senhor!