A abertura de empresas em Goiás vai
ficar mais simples e acessível a partir desta segunda-feira, quando será obrigatória a
apresentação de apenas uma via do ato de registro mercantil.
“Não será mais necessário apresentar
três vias deste ato. A medida vai gerar economia ao nosso
cliente e reduzir a burocracia na prestação do serviço”, afirma o presidente da
Junta Comercial de Goiás – JUCEG, o vianopolino Alexandre Caixeta, filho do saudoso agricultor vianopolino Macel Caixeta.
Com o novo sistema, o procedimento de
registro de atos empresariais vai ficar mais ágil e seguro.
“Hoje, o usuário faz uso de três vias e
precisa se deslocar mais de uma vez à Junta Comercial para levar e buscar
documentos. Com o Via Única, ele vai se dirigir à
JUCEG apenas para dar a entrada no processo”. Segundo Alexandre Caixeta, o
usuário poderá consultar a aprovação e efetuar a retirada do documento através
de download pelo portal de serviços.
O empresário que tinha que reconhecer
firma de três vias do ato, agora, terá que fazer o procedimento em cartório em
apenas uma via.
“Em uma empresa com 20 sócios, por
exemplo, seriam vinte reconhecimentos de firma multiplicados por três. No fim das contas, o usuário teria que
arcar com um alto custo”, analisa o coordenador do cadastro da JUCEG, Herley
Santiago.
Além disso, o Via Única possibilita que,
após a aprovação da JUCEG, o usuário visualize o ato de registro mercantil na
internet, o que extingue a taxa de via adicional. “Antes, para ter acesso a
mais que duas vias do ato, o usuário tinha que pagar uma taxa para a Junta
Comercial. Com o novo sistema, ele terá acesso ao
documento certificado digitalmente e não precisa pagar mais nada por isso”,
explica Alexandre Caixeta.
A autenticidade do documento poderá ser
verificada eletronicamente por meio do número de protocolo e da chave de
segurança ao documento no portal de serviços da JUCEG.
Segundo, ainda, Alexandre Caixeta, com a
implantação deste serviço, a JUCEG também reduz os custos com a impressão de
selos para a chancela de documentos. “O custo com aquisição desse material
será reduzido em quase 70%, já que agora vamos etiquetar apenas uma via e não
três”, avalia o presidente da JUCEG.
A implantação do Via Única também gerou
mudanças para o cadastro de processos que foi modernizado.
“Agora vamos receber o processo virtual.
Isso vai impedir o extravio de documentos e diminuir o prazo de entrega para o
usuário”, afirma Herley Santiago. Segundo ele, antes do Via Única, o processo
passava pelo cadastro para, só depois, ser disponibilizado para o cliente.
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