segunda-feira, 14 de julho de 2014

VIANOPOLINO PRESIDENTE DA JUCEG LANÇA HOJE SERVIÇO QUE FALICITA A ABERTURA DE EMPRESAS...

Por Olívio Lemos, com foto de Bruno Hermano.



A abertura de empresas em Goiás vai ficar mais simples e acessível a partir desta segunda-feira, quando será obrigatória a apresentação de apenas uma via do ato de registro mercantil.
“Não será mais necessário apresentar três vias deste ato. A medida vai gerar economia ao nosso cliente e reduzir a burocracia na prestação do serviço”, afirma o presidente da Junta Comercial de Goiás – JUCEG, o vianopolino Alexandre Caixeta, filho do saudoso agricultor vianopolino Macel Caixeta.
Com o novo sistema, o procedimento de registro de atos empresariais vai ficar mais ágil e seguro.
“Hoje, o usuário faz uso de três vias e precisa se deslocar mais de uma vez à Junta Comercial para levar e buscar documentos. Com o Via Única, ele vai se dirigir à JUCEG apenas para dar a entrada no processo”. Segundo Alexandre Caixeta, o usuário poderá consultar a aprovação e efetuar a retirada do documento através de download pelo portal de serviços.
O empresário que tinha que reconhecer firma de três vias do ato, agora, terá que fazer o procedimento em cartório em apenas uma via.
“Em uma empresa com 20 sócios, por exemplo, seriam vinte reconhecimentos de firma multiplicados por três. No fim das contas, o usuário teria que arcar com um alto custo”, analisa o coordenador do cadastro da JUCEG, Herley Santiago.
Além disso, o Via Única possibilita que, após a aprovação da JUCEG, o usuário visualize o ato de registro mercantil na internet, o que extingue a taxa de via adicional. “Antes, para ter acesso a mais que duas vias do ato, o usuário tinha que pagar uma taxa para a Junta Comercial. Com o novo sistema, ele terá acesso ao documento certificado digitalmente e não precisa pagar mais nada por isso”, explica Alexandre Caixeta.
A autenticidade do documento poderá ser verificada eletronicamente por meio do número de protocolo e da chave de segurança ao documento no portal de serviços da JUCEG.
Segundo, ainda, Alexandre Caixeta, com a implantação deste serviço, a JUCEG também reduz os custos com a impressão de selos para a chancela de documentos. “O custo com aquisição desse material será reduzido em quase 70%, já que agora vamos etiquetar apenas uma via e não três”, avalia o presidente da JUCEG.
A implantação do Via Única também gerou mudanças para o cadastro de processos que foi modernizado. 
“Agora vamos receber o processo virtual. Isso vai impedir o extravio de documentos e diminuir o prazo de entrega para o usuário”, afirma Herley Santiago. Segundo ele, antes do Via Única, o processo passava pelo cadastro para, só depois, ser disponibilizado para o cliente.

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