sexta-feira, 20 de junho de 2014

VIANOPOLINOS PRECISAM TOMAR MEDIDAS DE SEGURANÇA E NÃO FAVORECER AÇÃO DE LADRÕES...

Por Olívio Lemos




Nos últimos dias, foram registrados furtos em seis residências de Vianópolis. 
Em cinco delas, os ladrões arrombaram ou entraram com facilidade, pois seus moradores não tomaram medidas que dificultassem o acesso ao interior de suas casas.
Em uma residência, faltava o vidro da janela do banheiro, o que possibilitou a passagem de uma pessoa de estatura mediana. Em outra, o janela estava destrancada. 
Em uma terceira residência, a mulher saiu para entregar algo na vizinha, demorou para voltar, e teve e um celular e uma máquina fotográfica furtados.
Na quarta residência, a cerca elétrica estava desligada, o ladrão pulou o muro e agiu sem ser perturbado.
Na quinta residência, a mulher viajou, ficou diversos dias fora, não avisou os vizinhos e nem pediu para darem um olhada em sua residência durante sua ausência. Um ladrão arrombou uma das portas e furtou diversos objetos.
Percebe-se que os ladrões não tiveram muitos obstáculos à realização do delito.
É preciso que os moradores tomem medidas de segurança, dificultando ao máximo a ação de larápios.
A Polícia orienta que as pessoas tomem medidas de segurança ao chegar em casa, a fim de não serem roubadas.
Por exemplo, ao chegar em casa de carro, dê pelo menos uma volta no quarteirão antes de entrar no portão de sua residência. Se desconfiar de alguma coisa, acione o 190 e aguarde.
Se for viajar, comunique sua ausência a um vizinho de confiança e procure entrar em contato para saber se tudo está bem. 
Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, com o fim de demonstrar a presença de pessoas. Peça a ele para abrir as janelas, regar o jardim e fazer movimento na residência, pelo menos uma vez por dia.
Além do mais, ao viajar ou sair para ficar muito tempo fora, feche todas as portas e janelas com trincos e trancas. E se for demorar muito, reforce as portas com fechaduras auxiliares.
Nunca deixe grande quantidade de dinheiro ou joias em casa.
Orienta-se ainda, a não colocar cadeado do lado de fora do portão, uma vez que essa atitude demonstra que não tem ninguém na residência. Isso vai encorajar algum larápio a agir e tentar furtar sua residência.
Procure instalar em sua residência cerca elétrica, alarmes sonoros ou luminosos, e faça o teste periodicamente para verificar se estão em perfeito funcionamento.
Coloque trincos e travas de segurança nas portas e janelas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis
Tranque sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos desnecessariamente, nem mesmo por poucos instantes. 
E use todos os recursos possíveis que possam dificultar a ação de delinquentes.
Adotando medidas com essas, você diminui a possibilidade de ter problemas de segurança e, consequente, da ação de ladrões.
A segurança é uma obrigação do Estado, conforme dita a constituição e responsabilidade de todos os cidadãos.
Não podemos culpar a Polícia Militar pelos arrombamentos e furtos em residências; não há contingente suficiente para patrulhar toda a cidade, a todo momento. Nós, cidadãos, devemos fazer nossa parte.
Importante dizer que o trabalho da Polícia Militar de Vianópolis melhorou consideravelmente nos últimos meses, principalmente com o apoio do prefeito Issy Quinan Júnior e de outras autoridades.
Os policiais destacados em Vianópolis tem se empenhado para garantir  a segurança da população.
Já houve tempos de ruins, quando eu mesmo critiquei e denunciei ao Comandante Elton Ferreira da Silva, do Batalhão de Pires do Rio, que a Polícia de Vianópolis precisava melhorar o seu trabalho.
As providências cabíveis foram tomadas e hoje temos uma polícia mais atuante e mais presente na comunidade.
O trabalho correto, sério e em prol da comunidade sempre será apoiado e divulgado neste blog. Assim como serão criticadas, denunciadas e também divulgadas ações negativas da Polícia que estejam em desacordo com a defesa da população e com as normas estabelecidas pela corporação; aliás, seremos os primeiros a fazer isso.
Vamos agir em conjunto, população e policiais. A Polícia Militar realizando seu trabalho com seriedade e presteza, e a população adotando medidas de segurança cabíveis e denunciando ao 190 da PM, a presença de pessoas em atitudes estranhas. 
Agindo dessa maneira, estaremos colaborando para a segurança de todos os vianopolinos. Lembre-se: a ocasião faz o ladrão. Não dê chances a eles!

===========


Nenhum comentário: